Levantamento mensal do Procon-SP revela que taxa média passou de 7,95% ao mês para 7,91%, queda de 0,04 p.p no começo de novembro.
Pesquisa mensal do Procon-SP aponta que a taxa média de juros para empréstimo pessoal nos principais bancos comerciais do país passou para 7,91% ao mês em novembro – um decréscimo de 0,04 p.p. em relação a outubro, quando estava 7,95% ao mês.
O Bradesco reduziu sua taxa de 8,58% ao mês, para 8,36%, uma redução de 0,22 p.p., representando uma variação negativa de -2,56%. Os demais bancos mantiveram suas taxas.
A modalidade do cheque especial permanece sem alterações desde fevereiro de 2021, com uma taxa média de juros de 7,96% ao mês em todos os bancos pesquisados.
Veja o relatório aqui: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/RTTXJUROS11.24.pdf
O levantamento é feito mensalmente nas instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Neste mês, a coleta dos dados foi realizada no dia 4/11.
Especialistas do Procon-SP alertam que, apesar da estabilidade, as taxas de juros continuam em patamares bastante elevados. Desta forma, o consumidor deve se manter cauteloso antes de ceder aos apelos de consumo que já começam a surgir com as ofertas que antecedem o Natal. Ele deve analisar as diversas alternativas de crédito, priorizando a liquidação de suas dívidas, especialmente nesta época do ano em que as instituições credoras abrem muitas possibilidades de negociação.
Neste momento, o empréstimo só é recomendável se for para quitar outros empréstimos/financiamentos cujas taxas sejam maiores.